NÃO DEIXE DE LER

NÃO DEIXE DE LER

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A energia que muda as quatro estações



         O governo Rosalba Ciarline continua parado, preso, sem habilidade política, sem um linguajar que se possa entender a que veio, mas é cedo pra ser avaliado. Comparo o início desastroso desse governo, a fases do governo Geraldo Melo, principalmente nas atitudes ditadoras, contudo, vamos ver no que dar. 
         Segundo os pensadores escolhemos o governo que merecemos e quem não escolheu, vai no bolo também. O que mais dói é ver que um estado com tanto potencial, com uma cultura tão rica como o nosso, se encontra a beira do caos. 
        O RN ta precisando de pessoas com pensamentos renovados e compromissados com o bem público.  Porém, tenho fé que as coisas melhorem; a rosa há de deixar de ser espinho e a borboleta voará para outras paragens e que essa primavera potiguar (que se inspirou na Primavera Árabe, série de protestos contra governantes do norte da África e do Oriente Médio potencializada pela internet), possa ser sempre uma nova e bem vinda estação com uma energia sempre inovadora e precisa. 
                Nós continuaremos aqui torcendo para que as coisas dêem certo, seja na primavera, outono, inverno ou verão, acreditando e lutando por um Rio Grande do Norte melhor.

O polêmico casamento gay



             É meio estranho se dizer que o Brasil é um país laico e sem preconceito, mas isso é decorrência da cultura  e nem sei se podemos culpá as pessoas por isso. A imposição cultural estreita a visão é difícil falar nessa questão de cultura se na verdade o brasileiro em si nem tem uma identidade própria. O casamento homossexual foi aprovado pela justiça cada um faz o que quer a vida sexual das pessoas é delas e casando eles ficam legalmente respaldados com um contrato de natureza civil.  
           Pela religião é inconcebível porque segundo elas Deus fez o homem para a mulher e vice e versa. As pessoas tendem a fazer interpretações de Deus meio tortas.  Falam por ele, decidem por ele e rotulam por ele.  
          Amar não precisa de papel, mas concordo que enquanto ato religioso não deve haver esse tipo de rito. Essa é minha opinião.

O vôo rasante da borboleta Micarla



            A prefeita Micarla de Souza (PV) obteve destaque em várias matérias da imprensa nacional nos últimos dias. Mas com certeza ela não deve ter comemorado, pois o conteúdo das matérias não foi nada positivo pra sua administração. 
           A Folha de São Paulo deu grande ênfase ás manifestações do “Fora Micarla”, destacando a “Primavera Potiguar” que seria inspirada nas revoltas árabes. O texto fala sobre os protestos contra a gestão verde e cita a investigação do MPRN sobre os contratos de aluguéis. 
            De orientação mais esquerdista e alinhada ao PT, a Carta Capital trouxe matéria de capa sobre manifestações, de norte a sul do país, que foram “convocadas pela internet e sem a mediação de partidos e sindicatos”. O fora Micarla ganhou quatro páginas e foi classificado como “um dos mais fortes protestos contra um governo”. 
            Por fim, o Valor Econômico, em outro extenso texto, diz que “a carismática apresentadora de TV enfrenta agora o isolamento político e a rejeição popular, além de uma comissão de inquérito e um movimento que quer vê-la fora do cargo antes da hora”. Como se vê, a situação política em Natal chama a atenção do país. Já está passando da hora de Micarla reagir.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mulher morre engasgada com sêmen do seu amante em motel de Natal/RN



                Na capital do Rio Grande do Norte, Natal, uma tragédia sexual provocou a morte de uma mulher. Ela teria se engasgada com o esperma do amante, na reta final da relação durante a prática oral. O caso aconteceu na tarde do último domingo (27). A Polícia Civil e o ITEP interditaram o local.
             O amante da mulher, que tinha 28 anos e seis de casada, disse que, ao perceber que ela teria sido engasgada ligou para os funcionários do motel, e em seguida para o marido dela. “Eu estava tão desesperado que peguei o celular dela e liguei para o marido dela e contei tudo. Gritei no telefone: corre, vem pra cá que sua mulher está morrendo engasgada com o meu sêmen”, disse o amante.
           O marido, e agora viúvo, não acreditou na ligação do amante da sua esposa, pensou que se tratava de trote e desligou o telefone. Em seguida, uma nova ligação, desta vez dos funcionários do Motel, confirmando a tragédia, fez o esposo acreditar.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.

Uma borboleta na Cidade do Sol






                  O que mais ta na mídia atualmente é a comissão que investigará os desmandos da prefeitura de Natal. È uma questão complicada porque a maioria da bancada é governista e investigar a si mesmo não dá côro, essa notícia virou repercussão nacional. Mas não pela reticência dos vereadores e sim pelo fato de ser um movimento que surgiu nas mídias sociais, ou seja, o próprio povo se articulou e começou através das diversas redes movimentarem-se contra os desmandos da borboletinha. Na verdade acredito que o que mais faltou á Micarla foi preparo, espírito gestor que não é todo mundo que possui, articuladores e assessores comprometidos. 
                 Quando um governo vai mal se culpa o cara que ta lá na frente, mas muito deve ser dividido. Primeiro pelo próprio povo que o elegeu. Sim temos muito que nos culpar. Elegemos por boniteza, pela família, pela riqueza, pelas falsas palavras, mas nunca procuramos esmiuçar o histórico da criatura. Vamos na onda e a onda geralmente nos leva. No caso de Natal há muito o que nos orgulhar, pois o próprio povo tomou as rédeas nas mãos e começou a cobrar dos eleitos cumprimento de promessas. Da net o movimento foi à rua, no começo era centenas a pararem carros nos semáforos, a entoares gritos de revolta, hoje são milhares na mesma voz. Invadiram pacificamente a câmara de vereadores e exigiram dos edis uma posição. Mostraram as distorções orçamentárias, a falta de tudo em todos os setores, os gastos desnecessários com uma copa do mundo que nem se sabe se é de fato benéfica para o nosso Estado, enquanto obras vitais estão sendo relegadas a segundo plano. Creio que Micarla é mais vitima que algoz na questão. Levada pela ilusão de seguir o Pai famoso Carlos Alberto pensou saber gerir mais que uma empresa de TV. 
               É triste ver a nossa Capital nos noticiários como referencia de coisas ruins: não tem merenda, não tem postos suficientes de saúde, remédios válidos são encontrados em lixões, professores são perseguidos e por ai vai... 
              Mas é muito bom ver que o povo potiguar como em tantos casos abriu o leque da luta e não se manteve calado, esperando que se faça. Foi à rua e está fazendo. E pela primeira vez apoiado pela justiça. Talvez esse seja um exemplo para todo o país, para ver o quanto a união faz a força. Pode ser também que tudo acabe em nada, mas há um diferencial: Nada é muito para esse povo nordestino que tem a coragem de sair às ruas e dizer que se tem o direito de eleger tem o direito de cobrar e que não está mais disposto a engolir toda essa estrutura que lhe esmaga a esperança e que ta fazendo da cidade do sol, uma cidade de trevas...

terça-feira, 28 de junho de 2011

Quem aponta o dedo não é opositor é carrasco!



             Visitei o blog O Cais, de um conhecido político aqui da nossa cidade e pude constatar uma coisa: é muito bom esse blog; se apresenta como um prestador de serviços a cidade de Areia Branca e com uma diversidade de assuntos muito interessante e por isso quero parabenizar essa equipe de profissionais deste tão necessário meio de comunicação social. 
           Contudo, observei também, que existe uma certa conotação política partidária (o que não foi nenhuma surpresa para mim) apresentada pelo mesmo. O blog é composto por uma hierarquia política que está em oposição ao governo atual, a administração Manoel Cunha Neto (Souza). Até aí não vejo nenhum problema desse grupo se opor, até porque entendo que toda moeda tem duas faces e que a linha entre o certo e o errado é muito subjetiva: o que é certo pra um pode não ser pra outro, todavia, vi estampado nas páginas eletrônicas desse blog algumas matérias onde são apontadas denúncias, cobranças e falhas da administração regente, ou seja, só vi serem apontados erros e não vi ser feito nenhuma alusão ao que o governo Souza tenha feito de bom para nossa cidade, das melhorias apresentadas, dos serviços prestados.  
           Ver defeito é mais fácil que enxergar as qualidades, principalmente pra quem não quer enxergar o óbvio. 
           Ser oposição exige antes de tudo muita responsabilidade de quem a pratica.  A oposição é boa para qualquer governo é o contraponto, não como a do nosso país, no geral, no Brasil não há oposição, há conchavo político que é uma coisa diferente. Poucos são aqueles que criticam e sabe o que estão fazendo. 
           A oposição que está ocorrendo em Natal que é política, mas não é partidária acho pertinente porque advoga causas relevantes e que visa o bem de todos; realmente mostra onde estão os erros e aponta soluções; onde a população através das mídias digitais conseguiram uma grande mobilização, é um fato inusitado. E essa mesma manifestação provocou a abertura de duas CEI (Comissão Especial de Inquéritos), ou seja, isso sim é oposição para o bem, mas se opor pra depois cometer os mesmos erros não é legal.  
             Na nossa política em nível nacional o PMDB que era oposição virou aliado do PT,  Marina Silva que era oposição pode ser que volte a ser governista, veja só! Aqui no estado do Rio Grande do Norte nem se fala, atualmente o próprio vice está em plena briga com governadora Rosalba, José Agripino ta quase irmão dos Alves. 
            Uma oposição boa é aquela que sabe se impor;  que sabe argumentar;  que não agride, mas exige;  que pode ceder, mas não retroceder.  E aquela oposição que ver apenas os erros e não enxerga os acertos, pra mim é pelega,  sem respaldo, pois tudo tem seu lado positivo  e a oposição deve ajudar para que esse lado se mantenha  e mostrar onde tem que melhorar. 
            Quem aponta o dedo não é opositor é carrasco principalmente de si mesmo, porque aponta e não se tem uma forma de melhorar, se aponta pra seu próprio erro, para sua incapacidade de melhoria,  não vale nada.  Toda critica só é boa se for construtiva e tem que se ter argumentos e conhecimento do que se fala.  
           No Rio Grande do Norte não existe uma oposição que se possa chamar de verdadeira o próprio sindicato dos professores é um reflexo disso: será que a situação atual pelo qual se passa, aconteceu de uma hora pra outra? Claro que não, pois no governo passado membros do sindicato tinham cargos comissionados, então não se via tantas manifestações. Aqui continua da mesma forma é o verde e o vermelho nada mudou. O bacurau e o bicudo são duas oligarquias, ou melhor, agora são três, temos os Rosado e o voto de cabresto ainda, infelizmente. 
            Porque é mais fácil ver o que não presta, criticar do que exaltar o que vai bem? O ser humano, infelizmente é um ser competitivo e quando vemos os defeitos podemos nos colocar na condição de sábios; quando vemos as qualidades no máximo vamos nos tornar parceiros e nossa atual condição humana não quer iguais é uma questão cultural a própria evolução do homem é prova disso: quer mais defeito de que sermos seres primitivos advindos de um macaco e chegarmos à evolução humana que temos?

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A saúde pública no Brasil



          A saúde pública no Brasil é uma vergonha, uma doença, diga-se de passagem. Para viver hoje tem que se trabalhar muito e ficar doente e sem grana é sentença de morte. Os fatores que considero como responsáveis por essa vergonha é a falta de investimento nessa área. A saúde preventiva, a formação médica, são muitas coisas.
              Na realidade educação e saúde nunca serão prioridades no nosso país enquanto essa classe política aí estiver. É moeda de troca. 
            E quem está a frente do ministério da saúde deveria investir mais na formação acadêmica, na prevenção, num sistema mais democrático e na reestruturação de toda a rede, desde os postos comunitários aos grandes hospitais e deveria fazer também uma parceria com o ministério da infra-estrutura no que diz respeito ao saneamento básico que é o grande vilão das doenças no Brasil.
            Quanto aos planos de saúde, esse sistema particularconsidero como uma alternativa precária, mas uma alternativa, diria que o comércio em cima da inércia do estado. Compra-se um direito que é básico e se paga caro por ele.
       Para morrer eu já avisei: me coloquem em qualquer lugar. Para morrer é mais fácil, difícil mesmo é viver num país tão cheio de desigualdades como esse, é complicado e penoso.

Um homem especial



             Considero Lula um grande homem. Um cara que saiu do nordeste que trabalhou no braço mesmo que pouco estudo teve conseguir ser presidente de um país e torná-lo melhor só pode ser muito especial. Merece os nossos aplausos!

Um negro admirável



              O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, com certeza é uma figura interessante, primeiro pela quebra do tabu por si já é um mérito um negro presidente numa sociedade tão racista como a americana. 
             Ele ta tentando democratizar a sociedade americana, embora, ainda pise na autonomia dos países mais pobres como o nosso, mas depois que o dólar sucumbiu o euro os americanos baixaram a bola. 
         Essa é minha opinião e não tenho conhecimento de política internacional, sou das brenhas do Rio Grande do Norte, dessa terra salgada que é Areia Branca e com todos os trejeitos matutos que me é peculiar, com o falar arrastado, com os movimentos vexados e a língua bem afiada.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quem fala assim não é gago



Muitos riem quando choram, muitos falam quando permanecem calados. Muitas vezes se fala quando calar se faz preciso ou vice-versa. Falar é uma arte e calar também. Tem os que falam de menos, tem os que falam demais e têm os que não falam. Há quem diga que quem cala consente a fala e os gritos da repressão. Muitas vezes vale à pena silenciar diante do barulho. Tem os que falam por si e outros que falam pela boca alheia. Falar nem sempre significa ser compreendido e muitas vezes se fala ao vento. De que adiante se manifestar pra quem não possa compreender? Acho que é importante falar, mas na hora certa. Chico Buarque diz numa das suas canções que dar um grito desumano é uma maneira de ser escutado e também foram muitos os que ouviram os gritos do silêncio.
            Se estou em silencio não é porque perdi a fala. Eu calei não por ser mudo e quem fala assim não é gago.

Uma escolha criteriosa




           Num país burocrático como o nosso para um aluno aspirante a uma cadeira na universidade terá num mínimo que fazer um curso pré-vestibular e em seguida inscrever-se em um curso que esteja à altura da sua aptidão e encarar o provão que na verdade não mede conhecimentos de ninguém. Caso esse cidadão consiga ser aprovado, terá que enfrentar dependendo da área escolhida no mínimo 04 anos nos bancos universitários para poder concluir e assim ter uma formação de nível superior. Para qualquer cidadão que pretenda ingressar numa empresa, seja pública ou privada, inevitavelmente, precisa obedecer a uma série de critérios, tais como: concursos públicos, testes de experiência, bons currículos, etc. 
             Acho que esses critérios deveriam ser usados em todos os níveis sob qualquer aspecto social. Inclusive a equipe de ministros deveria ser técnica e não política. Por exemplo: que danado o nosso senador Garibaldi Alves entende de previdência? Eu mesmo respondo. NADA. 
            Essas coisas eu não entendo o nosso país ainda tem a síndrome da colonização.

Uma mulher valente no poder



O governo Dilma ainda não correspondeu as minhas expectativas, como também a de milhões de brasileiros, tem um diferencial: ela é a continuação do Lula,bem diferente de Rosalba, mas ela viu na real que tudo não era tão maravilhoso. Dilma errou feio ao convidar Palocci para chefiar a casa civil. O grande problema que eu acho é que Palocci era um corrupto conhecido e comprovado, desviador de recursos públicos. Como uma pessoa assim poderá fazer articulação de um governo? Outro fato que causou um desgaste na imagem dela foram às questões de educação também, desde as cartilhas da homofobia e a escolha de livros didáticos porque dez menos sete jamais será quatro(10-7=4), mas são coisas que ela pode superar. Eu acho Dilma uma pessoa centrada, competente, segura e dura até e conseguirá vencer essa batalha. Aposto na força dessa mulher valente.

A borboleta sem rumo



Em Natal capital do nosso estado a situação é uma das piores já registradas, pois a borboleta Micarla de Souza prefeita de Natal está acabando com a nossa linda capital. Acredito que Natal nunca enfrentou uma crise dessas. É uma tristeza a cidade suja, a população revoltada e por falar nisso há um movimento para tirá-la inédito no nosso país. A borboleta é Micarla era o lema dela na campanha porque era do partido verde, mas a borboleta não saiu do casulo e é motivo de muita polêmica, uma coisa preocupante. As pessoas criaram um movimento chamado “Fora Micarla”, com apoio da OAB e de órgãos dos direitos humanos. Só de secretário da saúde já foram 13 no mandato dela, não tem merenda nas escolas, a cidade está no cadastro de inadimplentes por isso não recebe as verbas federais, um verdadeiro caos. Eu que colocava tanta fé nos governos femininos. É, pra borboleta acho que não tem escapatória ela é mal preparada, não sabe gerir e delega nas mãos de terceiros. Só um novo prefeito ou uma intervenção que não é a solução porque mexeria na autonomia da cidade, mas poderia resolver o problema. A borboleta ta meio sem rumo.

O governo das greves



                        O estado do Rio Grande do Norte ta sendo apontado como um dos piores governos do Brasil está ingovernável, diria. Já há quem faça piada e denomine de estado do “Rio Greve do Norte”, pois são 9 categorias em greve: os policiais, os professores, os médicos, o Detran, o Idema, a Emater, técnicos de tributação, técnicos da UERN e fundação José Augusto e por aí vai, são nove setores do governo sem funcionar, mas a gente tem que dar a mão a palmatória, pois é difícil avaliar. Houve uma manobra política o ano passado, dado as eleições que acabou com esse governo. Foram aprovados 14 planos de cargos e salários. Coisa justa, mas como pagar? Vilma queria ganhar a eleição e conquistar apoio só que existe a Lei da Responsabilidade Fiscal e tudo esbarra nela. Veio Rosalba perdida, meio mal assessorara, dando e retirando informações, propondo para os professores algo que já existe, ou seja, o grande defeito é a falta de diálogo que existe entre governo e categorias (grevistas) e as ameaças. Não tem propostas, infelizmente é uma situação que tem dois lados. 
                     O estado teve superávit três meses seguidos, mas tem a questão da copa do mundo e o dinheiro ta sendo revertido pra isso e aí que vem a grande revolta. Eu acreditava no governo Rosalba, quando ela entrou pensei que ia moralizar, mas vejo que ta cometendo os mesmo erros: pra se ter uma idéia ta faltando papel nas secretarias, não tem atendimento nas centrais do cidadão porque o governo não pagou a internet, é absurdo isso. Chegou a um ponto que até oxigênio nos hospitais está difícil se achar. Eu na qualidade de norte-rio-grandense, de habitante desse lugar desejo de coração que toda essa situação possa ser contornada e que a Rosa possa finalmente desabrochar, porque o caos está generalizado. Nosso estado é muito lindo e muito rico, mas tem a questão política e como se sabe, Rosalba não apoiou Dilma. Zé Agripino por sua vez é presidente do DEM e tudo contribui para que o Rio Grande do Norte esteja na mídia de forma tão torpe. Pune-se a população por meros conchavos políticos, é de lascar! Mas vai melhorar eu espero. Eu amo esse lugar e posso ir pra qualquer outro, mas tenho orgulho de ter nascido aqui num lugar pequeno, mas em forma de elefante. Na verdade, tem o elefante, a borboleta, bacurau, bicudos. É trágico, mas engraçado, o nordestino tem essa particularidade de fazer anedotas de tudo e uma poética na língua que tudo serve de mote. Mas nem tudo ta perdido e para Rosalba há opções primeiro é tentar passar esse período de greves sem muitos atropelos, tentar negociar e adequar o orçamento que é favorável, criando uma assessoria mais ligada a ela e que não a desminta. Em suma, a Rosa pode desabrochar, ela quer moralizar o serviço público e sou totalmente a favor. Colocar cada um no seu devido lugar, servindo ao povo trabalhando de fato, mas ela comprou uma briga que não foi ela quem começou com os funcionários. 
                  Há uma lei sancionada e aprovada pela câmara que beneficia um setor, é lei, mas ela não pode cumprir e se atender a uns não poderá atender aos outros porque a tal de lei de responsabilidade fiscal onde o governo não pode gastar mais de 65 por cento com funcionários e no caso do magistério são dois planos o do estado e o federal que por lei já deveriam estarem em vigor. Tudo que Amanda Gurgel disse é verdade ou seja, é um balaio de gato da moléstia. Os recursos advindos para a educação são de três níveis: ensino infantil = município, ensino médio = estado e universidades = federal, mas não ocorre assim, o estado às vezes engloba os três níveis e tem universidades estaduais e existe o FUNDEB, então pelo FUNDEB o professor deve ter um piso salarial, caso o estado não possa pagar o governo federal complementa, mas no rio Grande do Norte não temos nem mesmo o alicerce quanto mais o piso. É por isso que as licenciaturas estão em baixa ninguém mais quer ser professor é uma profissão desvalorizada. Hoje quebraram mais um espinho da Rosa ela queria cortar o ponto dos grevistas, anunciou e tudo, mas a justiça brecou porque todas as greves são legais e ela não pode cortar salário de ninguém. A Rosa mostra que tem espinhos mesmo! Na verdade acho pouco tempo e muito problema pra julgar por antecipação porque arrumar uma casa que estava decorada por outros não é fácil.