NÃO DEIXE DE LER

NÃO DEIXE DE LER

sábado, 13 de agosto de 2011

25 anos de saudades de Mãe Menininha do Gantois



Há 25 anos morria Mãe Menininha do Gantois, a mais famosa ialorixá da Bahia e uma das mais admiradas mães-de-santo do Brasil. A data de morte, 13 de agosto de 1986, foi lembrada em uma sessão especial na sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Salvador.
A sessão especial contou com a participação de autoridades como o vice-prefeito Edvaldo Britto, do presidente da Casa, Pedro Godinho) e de amigos de Mãe Menininha, como a escritora Mabel Veloso, que destacaram a importância da sacerdotisa na resistência e na luta contra a discriminação e a intolerância religiosa. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi à homenagem da cantora Gal Costa que era filha de santo da saudosa ialorixá.

A ialorixá é a quarta mãe de santo do terreiro do Asé Gantois. Ela esteve à frente do templo religioso por 64 anos, de 1922 a 1986 e dirigiu o terreiro em Salvador por cerca de 64 anos e morreu em 1986. Mãe-de-santo mais admirada do país foi iniciada no candomblé aos anos. Hoje quem comanda o terreiro, um dos mais respeitados do Brasil, é Mãe Carmem, a filha mais nova de Mãe Menininha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário