NÃO DEIXE DE LER

NÃO DEIXE DE LER

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O governo das greves



                        O estado do Rio Grande do Norte ta sendo apontado como um dos piores governos do Brasil está ingovernável, diria. Já há quem faça piada e denomine de estado do “Rio Greve do Norte”, pois são 9 categorias em greve: os policiais, os professores, os médicos, o Detran, o Idema, a Emater, técnicos de tributação, técnicos da UERN e fundação José Augusto e por aí vai, são nove setores do governo sem funcionar, mas a gente tem que dar a mão a palmatória, pois é difícil avaliar. Houve uma manobra política o ano passado, dado as eleições que acabou com esse governo. Foram aprovados 14 planos de cargos e salários. Coisa justa, mas como pagar? Vilma queria ganhar a eleição e conquistar apoio só que existe a Lei da Responsabilidade Fiscal e tudo esbarra nela. Veio Rosalba perdida, meio mal assessorara, dando e retirando informações, propondo para os professores algo que já existe, ou seja, o grande defeito é a falta de diálogo que existe entre governo e categorias (grevistas) e as ameaças. Não tem propostas, infelizmente é uma situação que tem dois lados. 
                     O estado teve superávit três meses seguidos, mas tem a questão da copa do mundo e o dinheiro ta sendo revertido pra isso e aí que vem a grande revolta. Eu acreditava no governo Rosalba, quando ela entrou pensei que ia moralizar, mas vejo que ta cometendo os mesmo erros: pra se ter uma idéia ta faltando papel nas secretarias, não tem atendimento nas centrais do cidadão porque o governo não pagou a internet, é absurdo isso. Chegou a um ponto que até oxigênio nos hospitais está difícil se achar. Eu na qualidade de norte-rio-grandense, de habitante desse lugar desejo de coração que toda essa situação possa ser contornada e que a Rosa possa finalmente desabrochar, porque o caos está generalizado. Nosso estado é muito lindo e muito rico, mas tem a questão política e como se sabe, Rosalba não apoiou Dilma. Zé Agripino por sua vez é presidente do DEM e tudo contribui para que o Rio Grande do Norte esteja na mídia de forma tão torpe. Pune-se a população por meros conchavos políticos, é de lascar! Mas vai melhorar eu espero. Eu amo esse lugar e posso ir pra qualquer outro, mas tenho orgulho de ter nascido aqui num lugar pequeno, mas em forma de elefante. Na verdade, tem o elefante, a borboleta, bacurau, bicudos. É trágico, mas engraçado, o nordestino tem essa particularidade de fazer anedotas de tudo e uma poética na língua que tudo serve de mote. Mas nem tudo ta perdido e para Rosalba há opções primeiro é tentar passar esse período de greves sem muitos atropelos, tentar negociar e adequar o orçamento que é favorável, criando uma assessoria mais ligada a ela e que não a desminta. Em suma, a Rosa pode desabrochar, ela quer moralizar o serviço público e sou totalmente a favor. Colocar cada um no seu devido lugar, servindo ao povo trabalhando de fato, mas ela comprou uma briga que não foi ela quem começou com os funcionários. 
                  Há uma lei sancionada e aprovada pela câmara que beneficia um setor, é lei, mas ela não pode cumprir e se atender a uns não poderá atender aos outros porque a tal de lei de responsabilidade fiscal onde o governo não pode gastar mais de 65 por cento com funcionários e no caso do magistério são dois planos o do estado e o federal que por lei já deveriam estarem em vigor. Tudo que Amanda Gurgel disse é verdade ou seja, é um balaio de gato da moléstia. Os recursos advindos para a educação são de três níveis: ensino infantil = município, ensino médio = estado e universidades = federal, mas não ocorre assim, o estado às vezes engloba os três níveis e tem universidades estaduais e existe o FUNDEB, então pelo FUNDEB o professor deve ter um piso salarial, caso o estado não possa pagar o governo federal complementa, mas no rio Grande do Norte não temos nem mesmo o alicerce quanto mais o piso. É por isso que as licenciaturas estão em baixa ninguém mais quer ser professor é uma profissão desvalorizada. Hoje quebraram mais um espinho da Rosa ela queria cortar o ponto dos grevistas, anunciou e tudo, mas a justiça brecou porque todas as greves são legais e ela não pode cortar salário de ninguém. A Rosa mostra que tem espinhos mesmo! Na verdade acho pouco tempo e muito problema pra julgar por antecipação porque arrumar uma casa que estava decorada por outros não é fácil.

 

Um comentário:

  1. Eu que o diga que esse governo é o governo das greves pois sinto na pele toda essa probelmática, pois sou universitária no curso de Pedagogia na UERN, sinto como aluna e como futura pedagoga e dou todo meu apoio a essa categoria tão importante e ao mesmo tempo tão desvalorizada que é o professor,não há conquistas sem luta...

    ResponderExcluir