NÃO DEIXE DE LER

NÃO DEIXE DE LER

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A saúde pública no Brasil



          A saúde pública no Brasil é uma vergonha, uma doença, diga-se de passagem. Para viver hoje tem que se trabalhar muito e ficar doente e sem grana é sentença de morte. Os fatores que considero como responsáveis por essa vergonha é a falta de investimento nessa área. A saúde preventiva, a formação médica, são muitas coisas.
              Na realidade educação e saúde nunca serão prioridades no nosso país enquanto essa classe política aí estiver. É moeda de troca. 
            E quem está a frente do ministério da saúde deveria investir mais na formação acadêmica, na prevenção, num sistema mais democrático e na reestruturação de toda a rede, desde os postos comunitários aos grandes hospitais e deveria fazer também uma parceria com o ministério da infra-estrutura no que diz respeito ao saneamento básico que é o grande vilão das doenças no Brasil.
            Quanto aos planos de saúde, esse sistema particularconsidero como uma alternativa precária, mas uma alternativa, diria que o comércio em cima da inércia do estado. Compra-se um direito que é básico e se paga caro por ele.
       Para morrer eu já avisei: me coloquem em qualquer lugar. Para morrer é mais fácil, difícil mesmo é viver num país tão cheio de desigualdades como esse, é complicado e penoso.

Um comentário: