NÃO DEIXE DE LER

NÃO DEIXE DE LER

terça-feira, 19 de julho de 2011

De pé no chão também se aprende a ler



            Na verdade, não há um método de ensino criado no Brasil, todos são experiências de outras nações. Não há uma educação focada na nossa realidade.    
           Educador Conhecido mesmo só temos Paulo Freire e mesmo assim, sua metodologia não é usada nas escolas, embora, tenha dado bons resultados.
          Existem outros educadores brasileiros, mas sempre pegam metodologias e adéquam a nossa realidade e nossa realidade é diversa, nosso país é do tamanho de um continente. Existe um projeto do educador Paulo freire no qual ele ver a questão do “de pé no chão também se aprende a ler” era o nome do projeto e partia da premissa de que para ensinar a ler tinha-se que partir da realidade do aluno, ou seja, o que o nordestino vai entender de morango? Ele entende de melancia, de coco. Esse projeto pulava conteúdos só trazia a realidade social e assim, os alunos se familiarizavam e era mais fácil aprender. Mas aí surgiu o maior dos problemas: ensinar dessa forma é ensinar a pensar e na época da repressão isso era considerado crime. 

            A educação esta aí para provar que não deu muito certo. O governo coloca na propaganda que temos 87% dos brasileiros alfabetizados, isso é mentira. Tirando os que sabem apenas a assinar o nome para votar, sobra uns 50%, desses ainda tirando os analfabetos funcionais nem dá pra contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário