NÃO DEIXE DE LER

NÃO DEIXE DE LER

terça-feira, 19 de julho de 2011

Um novo instrumento de luta



          A greve dos professores no RN, apesar de ter sido considerada como ilegal pela justiça, ainda continua. É lamentável que num país como o nosso o trabalhador tenha que aderir a um movimento grevista para obter um direito que é seu.  Mas acho que já tava em tempo de se criar um novo instrumento de luta. A greve não é popular e isso contribui para que se acabe o respaldo.  Trabalhar na própria escola, com os alunos, com os pais, depois de um exaustivo período de greve, não é fácil.   O professor tem a maior arma na mão e se desfaz dela: é a formação de opinião. Os melhores professores são aqueles que formam opinião, que ajuda a pensar, não é apenas escrever na lousa, mas fazer parte do conteúdo seria essa a grande arma. Formar um cidadão é formar o próprio estado. Trabalhar com a família também. 
           Enquanto se deixar o rótulo que professor é repassador de conteúdo é difícil mudar o quadro.  Não é só salário, é dignidade de quem educa e quem ensina. 
          Ver-se numa greve, professores invadindo violentamente uma secretaria e isso não condiz com a realidade de um educador.  Sendo um formador de opinião, acredito que com uns cinco anos já haveria uma mudança e o professor não precisaria fazer greve. Dentro de sala de aula o professor é autônomo. O estado, por sua vez, quer resultados, infelizmente, é assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário