NÃO DEIXE DE LER

NÃO DEIXE DE LER

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O cordel que encanta e desencanta



             A rede globo de televisão está encantando a todos com a novela Cordel Encantado que está sendo transmitida no horário das seis horas. A novela se passa no sertão nordestino e em um reino europeu e conta como esses dois povos se cruzaram. 
           Na verdade, o cordel encantado não era tão encantado assim porque se romanceou apenas os feitos dos cangaceiros e eles, em sua grande maioria, eram nada mais, nada menos que bandidos. Não há romance nisso. Serviram aos poderosos, serviram a igreja, matavam inocentes, sem falar de outras atrocidades que foram cometidas. Não era essa visão que eu tinha antes, pois eu tinha uma visão meio quixotesca de Lampião e à medida que vou lendo sobre isso cai por terra esse meu ponto de vista. Uma das muitas barbaridades cometidas por Lampião foi o fato de ele ter permitido que 25 homens do seu bando se servissem de uma moça (virgem), depois lhe cortou os dedos e a estrangulou e isso não coisa de quem tem boas intenções, nem de um justiceiro, mas de um sanguinário.  
             Um tipo como Lampião não era pra comungar com atrocidades nem injustiças até porque ele era fruto de tudo isso e teria que ser muito contraditório, ou endurecido pela vida, pra compartilhar com esse tipo de coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário